A matriz de materialidade ambiental é a estruturação e ranqueamento dos valores sustentáveis de uma organização, extraídos dos stakeholders, com suas significâncias e relações. Portanto é um excelente meio para o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade robustas, permitindo a compreensão de como os valores da organização impactam na cadeia e na estratégia de negócio. A matriz é também fundamental para a extração de informações que podem alimentar KPIs, utilizados para a tomada de decisão em diversos níveis e no reporte de indicadores GRI ligados aos relatórios de sustentabilidade.

Embora embasado em ciências econômicas, não existe propriamente um caminho exato para a formulação de uma matriz de materialidade. Nossos especialistas atuam de maneira conjunta com os setores responsáveis nas organizações, buscando criar mecanismos que a tornem executável, reproduzível, confiável e representativo da realidade da organização. Alcançamos esta condição integrando conceitos de apoio à decisão como a Análise de Decisão Multicriteriosa, Pensamento em Ciclo de Vida e Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

 

A EnCiclo presta consultoria para a criação de matrizes de materialidade ambiental e para a integração desta no processo de tomada de decisão. Entre em contato e converse com um de nossos especialistas!

 

Contato e Suporte